Ministério do Trabalho aciona Justiça para proibir a utilização de guindastes no Festival de Parintins
Descrição do post.Órgão cita que o pedido leva em consideração que os equipamentos expõem os trabalhadores a uma situação de risco durante a realização do evento. Por Lucas Macedo, g1 AM — Manaus 22/06/2025 12h08 Atualizado há 17 horas
NOTICIAS - SEGURANÇA
6/23/20251 min read


O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou, no sábado (21), uma ação civil pública na Justiça do Trabalho para solicitar a proibição do uso de guindastes pelos bois Caprichoso e Garantido durante o 58º Festival Folclórico de Parintins.
A instituição cita que o pedido leva em consideração que os equipamentos expõem os trabalhadores a uma situação de risco durante a realização do evento, e que caso aconteça algum acidente a reparação do danos levaria tempo. O MPT pede que em caso de descumprimento, a multa pode chegar a R$ 50 mil por equipamento e até R$ 100 mil por evento que for utilizado.
De acordo com informações apuradas pelo g1, a audiência que decidirá sobre a solicitação, irá ocorrer neste domingo (22), com a participação do MPT, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a diretoria do Boi Caprichoso e do Boi Garantido.
