Como a tecnologia vem transformando a operação de #guindastes no Brasil
FLáVIA RODRIGUES 07/08/2025 12h38
NOTÍCIAS - MERCADO
8/8/20252 min read


A tecnologia SIMOCRANE RCOS (Remote Control Operation System) permite operar guindastes industriais, como pontes rolantes, à distância, minimizando riscos e otimizando tempo e recursos.
A solução contribui para a promoção da diversidade e inclusão, especialmente em relação às mulheres no ambiente industrial
Em parceria com a Suzano, o RCOS já está em funcionamento no Porto de Santos (SP) proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e confortável para os operadores
A Siemens é pioneira no Brasil na implementação da tecnologia SIMOCRANE RCOS (Remote Control Operation System), um sistema de controle remoto para guindastes industriais, que está transformando a forma como as operações são realizadas no país. A tecnologia, que já é uma referência mundial, não só melhora a segurança e a eficiência operacional, mas também traz benefícios diretos para o bem-estar dos trabalhadores e contribui para a sustentabilidade das operações.
A primeira grande aplicação da solução RCOS no Brasil ocorreu no Porto de Santos. Em parceria com a Suzano e a DP World, a Siemens implementou a solução para operar guindastes à distância. Utilizando as mais avançadas tecnologias de câmera e controle, além de automação inovadora com funções automáticas, os operadores controlam os equipamentos de estações remotas, longe da movimentação de carga e dos riscos associados ao ambiente de trabalho.
“A tecnologia vai além da promoção da eficiência operacional, estamos priorizando o bem-estar dos trabalhadores ao oferecer soluções que minimizam a exposição a riscos e proporcionam ambientes de trabalho mais seguros e confortáveis. O sistema de controle remoto não só aumenta a produtividade, mas também permite que os trabalhadores operem em condições ideais, longe dos ambientes hostis e perigosos que eram comuns anteriormente”, ressalta Emerson Castro, Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Siemens.
O RCOS também promove um avanço na inclusão social e na diversidade na indústria. Tradicionalmente, a movimentação de cargas pesadas e a operação de guindastes são dominadas por homens, mas, com a adoção dessa tecnologia, observa-se um aumento na participação de mulheres e pessoas com deficiência na operação desses equipamentos. Um exemplo disso é que em um dos projetos Siemens no setor portuário, está sendo executado um estudo onde um operador cadeirante será responsável pela operação do guindaste do setor, graças à flexibilidade e acessibilidade oferecidas pelo sistema remoto.
